Programas e Projetos
A Política de Programas e Projetos de Ensino do Instituto Federal do Maranhão se constitui em um conjunto de diretrizes para implementação e desenvolvimento de ações de Ensino, articuladas à pesquisa e extensão, contribuindo para o processo de formação integral dos estudantes.
Resolução CONSUP N° 18/2021 – Aprova a Política de Programas e Projetos de Ensino do Instituto Federal do Maranhão
Instrução Normativa Prenae N° 01/2021 – Estabelece os procedimentos para implantação, execução e acompanhamento de Projetos de Ensino conforme Resolução N° 18, de 7 de junho de 2021.
Instrução Normativa nº 02/2022 – Define procedimentos e critérios para solicitação e descentralização de recursos para fomento das Políticas de Assistência ao Educando e de Programas e Projetos de Ensino
Instrução Normativa nº 04/2022 – Dispões sobre os procedimentos para seleção, contratação e acompanhamento de Bolsistas de Apoio à Inclusão no âmbito da Política de Programas e Projetos de Ensino
Instrução Normativa nº 06/2022 -Estabelece os procedimentos para a utilização e prestação de contas dos recursos concedidos pelo fomento interno para programas e projetos de ensino.
Diz respeito a iniciativas capazes de gerar mudanças e melhorias no ensino e aprendizagem, e transformações pedagógicas em nível qualitativo. Entende-se por inovação a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho. Nesta perspectiva, entende-se que inovar não é, necessariamente, fazer algo inédito e mais complexo, mas, sim, fazer diferente. Compreender um processo e pensar em como aperfeiçoá-lo. Sendo assim, no Eixo Temático Estratégico Ensino-Aprendizagem Inovadores, poderão ser contemplados projetos que visem:
- a) o desenvolvimento, o aprimoramento ou a adequação de metodologias de ensino capazes de despertar o interesse dos estudantes e que favoreçam a aprendizagem;
- b) o desenvolvimento, o aprimoramento ou a adequação de metodologias de ensino para apoio pedagógico especializado (atendimento ao público específico);
- c) a elaboração de materiais didáticos e objetos de aprendizagem para repositório institucional;
- d) a criação, o aperfeiçoamento ou a adaptação de materiais didáticos para o ensino aprendizagem;
- e) a vivência com atividades voltadas ao empreendedorismo e a relação com o mundo do trabalho;
- f) a socialização e a integração dos estudantes com os pares e comunidade acadêmica;
- g) o resgate de conhecimentos, recuperação paralela de conteúdos, planejamento e orientação de estudos;
- h) a elaboração de materiais didáticos e objetos de aprendizagem voltados à Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT) para repositório institucional;
- i) o desenvolvimento, o aprimoramento, ou a adequação de metodologias de ensino para apoio pedagógico específico que a tenda à EJA/EPT;
- j) práticas interdisciplinares e de integração curricular; e
- k) atividades de ensino articuladas à pesquisa e extensão.
O esporte e o lazer, no contexto do ensino, são fatores de desenvolvimento humano, contribuindo na formação integral dos estudantes e na melhoria da qualidade de vida do conjunto da sociedade, sendo componente fundamental de autoafirmação, na formação da identidade pessoal e atuando como fator de unidade em nossa diversidade cultural. Ou seja, o esporte e o lazer são partes indissociáveis do desenvolvimento integral do ser humano. Sendo assim, poderão ser contemplados no Eixo Temático Esporte e Lazer projetos que visem:
- a) incentivar a participação dos estudantes em atividades lúdicas e desportivas;
- b) a integração dos estudantes entre si e com a comunidade escolar;
- c) o desenvolvimento de ações de intercâmbio entre estudantes de mesmo campus ou multicampi;
- d) proporcionar o desenvolvimento físico e social dos estudantes;
- e) a realização de treinamentos, jogos, eventos voltados para o desenvolvimento de habilidades esportivas e sociais entre os estudantes;
- f) o acolhimento individual e ações de cunho motivacional voltados para os estudantes da EJA/EPT; e
- g) outras ações que envolvam a prática esportiva e de lazer entre a comunidade escolar.
Compreende-se como Ensino, Arte e Cultura a integração de temáticas contempladas nas unidades curriculares e assuntos pertinentes ao desenvolvimento e necessidades culturais da comunidade escolar no contexto das dimensões simbólica, cidadã e econômica, de modo a contribuir para a ludicidade no aprendizado, a inclusão de estudantes de realidades de vulnerabilidade social e a acessibilidade cultural de pessoas com deficiência, fomentando as suas potencialidades culturais e a formação profissional por meio da cidadania cultural; estimulando a criatividade e promovendo a produção, difusão, proteção e fruição da diversidade cultural, o intercâmbio, a formação e a capacitação em cultura. Sendo assim, poderão ser considerados no Eixo Temático Ensino, Arte e Cultura, projetos que visem:
- a) proporcionar vivências compatíveis com temas e cenários artísticos e socioculturais;
- b) a produção de material didático voltado à arte e cultura;
- c) a criação de conteúdos digitais na área de arte e cultura;
- d) a observação, a análise ou a identificação de patrimônio e memória cultural;
- e) a abordagem artístico cultural das vivências dos estudantes da EJA/EPT;
- f) o desenvolvimento de conteúdos curriculares através da utilização de elementos artístico-culturais como a música, dança, teatro, vídeo, pintura, cartoon ou outra manifestação artística cultural proposta.
Pensar sobre as tecnologias aplicadas ao ensino-aprendizagem contempla o refletir sobre as práticas pedagógicas e em como com o apoio de determinados instrumentos, pode-se facilitar e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, compreender como a utilização de tecnologias e ferramentas pode servir como uma prática para quebrar os paradigmas no processo de ensino-aprendizagem proporcionando ao estudante novas possibilidades de interação com o conhecimento e tornando-o mais ativo em seu processo de aprender. A tecnologia no ensino propicia para estudantes e professores, uma nova forma de ensinar e aprender, integrando valores e competências nas atividades educacionais. Diante deste panorama, poderão ser considerados no Eixo Temático Tecnologia e Educação, projetos que visem:
- a) a promoção da inovação tecnológica como recurso para compartilhar com a comunidade a produção didática da instituição;
- b) a construção, a adequação ou o aprimoramento de ferramentas para o ensino aprendizagem;
- c) a inserção dos estudantes e professores na utilização de ferramentas, plataformas e/ou
outras tecnologias voltadas para o ensino-aprendizagem;
- d) a familiarização do estudante d a EJA/EPT com as linguagens e tecnologias atuais; e
- e) o desenvolvimento de aplicativos, softwares e/ou ferramentas para o ensino de conteúdos específicos.
O acesso, a permanência e o êxito apresentam-se como aspectos fundamentais para a democratização do direito à educação, em que o espaço educativo possa se tornar um lugar para o exercício democrático. Diante disso, entende-se que as instituições de ensino, precisam pensar e executar ações preventivas, discutindo e mostrando caminhos para enfrentamento de problemas que impeçam o desenvolvimento da ação educativa em sua plenitude. Sendo assim, poderão ser contemplados no Eixo Temático Acesso, Permanência e Êxito projetos que:
- a) promovam ações de divulgação do IFMA junto a instituições ofertantes do ensino fundamental segunda fase e ensino médio;
- b) promovam ações de inclusão e sucesso no desempenho acadêmico, como: reforço escolar, acompanhamento escolar, retomada de conteúdos dentre outros;
- c) apresentem propostas pedagógicas voltadas para a permanência e êxito;
- d) promovam o resgate de conhecimentos, recuperação paralela de conteúdos, planejamento e orientação de estudos para estudantes da EJA/EPT;
- e) discutam os aspectos relacionais entre estudantes e seus familiares;
- f) estabeleçam a articulação com empresas visando a empregabilidade futura e a relação direta com o mundo do trabalho; e
- g) proporcionem o acompanhamento e inclusão de estudantes que apresentem alguma dificuldade, quer seja de aprendizagem, social ou de outra natureza.
Objetivo: fomentar projetos que desenvolvam atividades com robótica e programação de forma colaborativa entre servidores, estudantes e comunidade, consolidando as políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão.
(Aprovado pela Lei 13.005/2014, em Especial as Metas de Números 3, 4, 10, 11, 12, 13, 15 e 16)
Objetivo: Estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação
Objetivo: Oferecer bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.
Objetivo: Induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula.
Objetivo: O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.
Objetivo: Induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Objetivo: Exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.
[/toggle]
Objetivo: avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.
Objetivo: oferecer oportunidade da conclusão da educação básica, juntamente com a formação profissional àqueles que não tiveram acesso ao ensino médio na idade regular.
Objetivo: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado gerenciado pelo MEC, que seleciona candidatos a vagas em cursos de graduação ofertadas pelas instituições públicas de educação superior. A seleção é feita com base nos resultados obtidos pelos estudantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Objetivo: Garantir aos brasileiros o acesso a prática do futebol e futsal, bem como fomentar a produção e a difusão de conhecimentos sobre a modalidade e suas derivações.
Objetivo: concessão de auxílio financeiro aos estudantes, sobretudo aos estudantes quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior e assim contribuir para a permanência e a diplomação dos beneficiados.
Objetivo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa a estados, municípios e escolas federais valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.
Objetivo: O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do País. O PNLD também contempla as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público. As escolas participantes do PNLD recebem materiais de forma sistemática, regular e gratuita. Trata-se, portanto, de um Programa abrangente, constituindo-se em um dos principais instrumentos de apoio ao processo de ensino-aprendizagem nas Escolas beneficiadas.
Objetivo: O objetivo do projeto é ofertar curso de aperfeiçoamento tecnológico, para planejamento e desenvolvimento de projetos pedagógicos de cursos de educação profissional técnica de nível médio articulados com cursos de educação profissional tecnológica de graduação, mediante aproveitamento de estudos, com base em itinerários formativos profissionais.
Objetivo: Tem como objetivo atender às demandas por certificação profissional do trabalhador, promover a inclusão socioprodutiva e incentivar a continuidade de estudos para a elevação da escolaridade. O Re-Saber é organizado nacionalmente e possui estrutura descentralizada, por meio da qual são respeitadas as competências dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal, sendo facultada ao sistema de ensino militar a participação nos termos do art. 83 da Lei nº 9.394/1996.
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) propõe e apoia projetos de educação voltados para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.
Mais informações: https://antigo.incra.gov.br/pt/programas-e-acoes-categoria/96-programa-nacional-de-educacao-na-reforma-agraria-pronera.html
Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo tem o objetivo de apoiar a implementação de cursos regulares de Licenciatura em Educação do Campo nas Instituições Públicas de Ensino Superior de todo o país, voltados especificamente para a formação de educadores para a docência, na segunda fase do ensino fundamental (quatro anos finais) e ensino médio, nas escolas do campo.
Em construção
Redes Sociais