Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Direitos Humanos e Inclusão Social
Início do conteúdo da página

Direitos Humanos e Inclusão Social

publicado 03/02/2021 21h41 | última modificação 03/02/2021 22h58

Departamento de Direitos Humanos e Inclusão Social

E-mail: [email protected]

 

Equipe

João Batista Cardoso Botelho
Chefe do Departamento
E-mail: [email protected]

Denilra Mendes Ferreira
Técnico em Telecomunicações
E-mail: [email protected]

Jocília de Jesus Alves Mota
Técnico em Assuntos Educacionais
E-mail: [email protected]

Competências

I. planejar a elaboração, execução, acompanhamento e avaliação do Plano de Ação Anual do Departamento em consonância com o Plano de Ação Anual da Diretoria de Educação;
II. subsidiar a Diretoria de Educação nas ações referentes à efetivação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação em Direitos Humanos e Inclusão Social e demais Diretrizes voltadas para a Educação Inclusiva, no currículo dos cursos da Educação Profissional Técnica e da Educação Superior;
III – propor à Diretoria de Educação, participar e desenvolver ações no IFMA, relacionadas às políticas de ações afirmativa de reparação e inclusão social;
IV – promover debates, seminários, campanhas, fóruns no âmbito da comunidade institucional sobre a temática relacionada à educação em direitos humanos e inclusão social, acessibilidade e ações afirmativas;
V – participar da avaliação dos resultados das políticas e programas das ações afirmativas, sugerindo ajustes e modificações necessárias;
VI – orientar, acompanhar e contribuir na garantia da acessibilidade nas instalações da instituição, bem como subsidiar a Diretoria de Educação na articulação com a Diretoria de Gestão de Infraestrutura, na concepção e implantação de projetos arquitetônicos e urbanísticos;
VII – subsidiar a Diretoria de Educação para contribuir em articulação com os Campi e demais instâncias sistêmicas para a promoção do acesso à comunicação e informação, estimulando a elaboração e disponibilização de materiais acessíveis, de equipamentos de tecnologia assistiva, de serviço de guia-intérprete, de tradutores e intérpretes de libras e de transcritor/revisor de braile;
VIII – propor, à Diretoria de Educação, ações de acolhimento, atendimento e acompanhamento dos alunos ingressantes por reservas de vagas, em articulação com demais setores institucionais;
IX – fomentar o acompanhamento e avaliação das políticas de acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes que ingressarem no IFMA através dos programas de ações afirmativas;
X – buscar parcerias para ampliar as oportunidades de execução das atividades propostas pelo DDHIS;
XI – elaborar relatórios de gestão no âmbito do DDHIS;
XII – subsidiar a Diretoria de Educação, na proposição, junto à Pró-Reitoria de Ensino, de ações que contemplem as políticas e programas de educação em direitos humanos e inclusão social;
XIII – subsidiar a Diretoria de Educação na articulação com os Campi para a criação, estruturação e funcionamento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNES; Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indiodescendentes – NEABI; Núcleos de Educação Ambiental – NEA e outros, que tenham relação com a Educação em Direitos Humanos e Inclusão Social;
XIV – fomentar a troca de experiências entre os Campi e outros setores públicos e privados, para a discussão da temática da educação em direitos humanos e inclusão social;
XV – subsidiar a Diretoria de Educação na articulação com a Diretoria de Assuntos Estudantis;
XVI – manter articulação permanente com instituições governamentais e não governamentais que atuem no campo da educação especial para possíveis parcerias;
XVII – executar outras funções que, por natureza, seja correlatas ou atribuídas.

Fim do conteúdo da página