Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Certificação ENCCEJA
Início do conteúdo da página

Certificação ENCCEJA

publicado 03/01/2023 18h05 | última modificação 03/01/2023 18h05

A certificação com base nos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) destina-se às pessoas que não concluíram o ensino fundamental e o ensino médio em idade própria, conforme o Art. 37 da Seção V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.


QUEM TEM DIREITO A CERTIFICAÇÃO PELO ENCCEJA?

A utilização do ENCCEJA para efeito de Certificação do Ensino Médio e de Declaração Parcial de Proficiência é permitida ao participante que tenha, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos, na data da realização da primeira prova desta edição do exame.

A Certificação será concedida aos jovens e adultos que tenham obtido o mínimo de 5 (cinco) pontos na redação e 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENCCEJA abaixo relacionadas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.


E A CERTIFICAÇÃO PARCIAL? COMO FUNCIONA?

O interessado em obter DECLARAÇÃO PARCIAL DE PROFICIÊNCIA deverá atingir no mínimo 100 (cem) pontos na área de conhecimento em que deseja obter Declaração Parcial de Proficiência. No caso, da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, é necessário também atingir o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de redação na mesma edição do exame, pois a mesma é considerada parte integrante desta área de conhecimento.


QUAIS OS PROCEDIMENTOS PARA CERTIFICAÇÃO PELO IFMA?

1.      No ato da sua inscrição no ENCCEJA, o candidato terá que ter escolhido um dos campi do IFMA para receber o certificado;

2.      Os interessados deverão dirigir-se ao campus, escolhido no ato da inscrição, para solicitarem, em requerimento próprio do campus, a Certificação ou a Declaração Parcial de Proficiência do Ensino Médio;

3.      No ato da solicitação, o interessado deverá dispor do documento de Identidade (RG), CPF, número de inscrição no ENCCEJA e pontuação obtida no ENCCEJA. NÃO será solicitado ao candidato o certificado do Ensino Fundamental.


QUAIS CAMPI DO IFMA ESTÃO CERTIFICANDO COM O RESULTADO DE 2022 DO ENCCEJA?

1. Açailândia

2. Alcântara

3. Bacabal

4. Barreirinhas

5. Buriticupu

6. Caxias

7. Codó

8. Imperatriz

9. São Luís – Centro Histórico

10. São Luís – Maracanã

11. São Luís – Monte Castelo

12. Pinheiro

13. Santa Inês

14. São Raimundo das Mangabeiras

15. São Joãos dos Patos

16. Timon

17. Zé Doca


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página