Certificação ENCCEJA
A certificação com base nos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) destina-se às pessoas que não concluíram o ensino fundamental e o ensino médio em idade própria, conforme o Art. 37 da Seção V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
A utilização do ENCCEJA para efeito de Certificação do Ensino Médio e de Declaração Parcial de Proficiência é permitida ao participante que tenha, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos, na data da realização da primeira prova desta edição do exame.
A Certificação será concedida aos jovens e adultos que tenham obtido o mínimo de 5 (cinco) pontos na redação e 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENCCEJA abaixo relacionadas:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
O interessado em obter DECLARAÇÃO PARCIAL DE PROFICIÊNCIA deverá atingir no mínimo 100 (cem) pontos na área de conhecimento em que deseja obter Declaração Parcial de Proficiência. No caso, da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, é necessário também atingir o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de redação na mesma edição do exame, pois a mesma é considerada parte integrante desta área de conhecimento.
1. No ato da sua inscrição no ENCCEJA, o candidato terá que ter escolhido um dos campi do IFMA para receber o certificado;
2. Os interessados deverão dirigir-se ao campus, escolhido no ato da inscrição, para solicitarem, em requerimento próprio do campus, a Certificação ou a Declaração Parcial de Proficiência do Ensino Médio;
3. No ato da solicitação, o interessado deverá dispor do documento de Identidade (RG), CPF, número de inscrição no ENCCEJA e pontuação obtida no ENCCEJA. NÃO será solicitado ao candidato o certificado do Ensino Fundamental.
1. Açailândia
2. Alcântara
3. Bacabal
4. Barreirinhas
5. Buriticupu
6. Caxias
7. Codó
8. Imperatriz
9. São Luís – Centro Histórico
10. São Luís – Maracanã
11. São Luís – Monte Castelo
12. Pinheiro
13. Santa Inês
14. São Raimundo das Mangabeiras
15. São Joãos dos Patos
16. Timon
17. Zé Doca
Redes Sociais